Quem Somos

O SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE FIAÇÃO E TECELAGEM DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, é o mais antigo Sindicato Patronal do nosso Estado, tendo sido fundado em 07 de fevereiro de 1919, sob a denominação de “Centro de Fiação e Tecelagem de Algodão”. A sua denominação atual, foi dada em 04 de Setembro de 1920. O Setor Têxtil Fluminense constitui-se, tradicionalmente, como um forte segmento produtivo do Estado do Rio de Janeiro, contando, com aproximadamente 313 indústrias instaladas, oferecendo cerca de 11.500 postos de trabalho diretos.

Decorrente deste processo, o setor aposta na constante qualificação profissional da sua mão de obra, como também na modernização de seu parque fabril, com forte tradição na produção de TECIDOS DE ALGODÃO (camisaria fina, lençóis, roupa de cama, vestuário em geral, além de índigos pesados e leves), TECIDOS DE MALHAS, TECIDOS MISTOS e SINTÉTICOS, SEDAS, RENDAS, BORDADOS (vestuário feminino, linha íntima e “underwear” feminino), e TECIDOS DE LINHO (decoração e vestuário), além de NÃO TECIDOS PARA O RAMO DE LIMPEZA, desta forma, atendendo um grande segmento do setor de confecções, vestuário em geral e outros setores influentes da economia do País.

A sua força produtiva, pode ser avaliada pela destinação de seus produtos, onde 75% são encaminhados para mercados de outros Estados e, cerca de 5% para a exportação.

As melhores grifes e fábricas do país, pela qualidade e variedade de seus produtos, adquirem seus tecidos das indústrias têxteis fluminenses, pela sua reconhecida qualidade e gama de variedades que oferecem.

Por sua vez, o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio de Janeiro, como seu órgão de representação e apoio, procura atender as constantes demandas do setor, num trabalho coordenado, junto às autoridades públicas, e, em sintonia com a FIRJAN, em especial, através do seu Fórum da Moda, setor responsável pela constante dinamização e atualização do segmento da moda no Brasil.

Traçar Rota

Ex.: "Rua México, nº168 - Centro - Rio de Janeiro / RJ, Cep: 20031-143".